_ "Manual Anatômico Ninja - Livro Um, Órgãos vitais de um ser humano"
O corpo humano é formado por vários órgãos que compõem sistemas responsáveis por ações vitais ao organismo. Mas existem os órgãos principais, sem os quais não conseguimos ou dificilmente sobrevivemos. Conheça-os abaixo. Um órgão é um grupo de tecidos que formam uma função específica ou um grupo de funções.
Os principais órgãos são o cérebro, coração, pulmão, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rins e pele. O cérebro é o principal órgão do corpo, sendo o centro do sistema nervoso, sua função é coordenar as ações e funcionamento do corpo humano, sendo capaz de ativar os músculos, proporciona a secreção de hormônios, além de estar altamente relacionada com os nossos sentidos, como visão, audição, equilíbrio, paladar e olfato.
O coração é o principal órgão do sistema circulatório, responsável por receber, filtrar e bombear o sangue para todo o corpo, assim levando nutrientes e oxigênio para outros órgãos e células do corpo humano.
O pulmão é o principal órgão do sistema respiratório, tendo como função absorver o oxigênio e transferi-lo para o sangue, também retirando o dióxido de carbono através da expiração. O estômago um órgão importante do sistema digestório, o qual tem como papel digerir os alimentos ingeridos, que são preparados para serem absorvidos, ligando o intestino delgado ao intestino grosso.
O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano, ele tem função reguladora, sendo capaz de armazenar substâncias essenciais, assim como destruir substâncias tóxicas. O pâncreas é uma glândula muito importante ao corpo humano, pois ela tem como função secretar enzimas necessárias para fazer a digestão dos alimentos, além de produzir hormônios importantes como a insulina que controla a glicose no sangue.
Os rins são órgãos excretores, capazes de filtrar substâncias tóxicas do metabolismo como a ureia e creatina e eliminá-las através da bexiga, além disso, ele também mantém o PH sanguíneo e regulam a osmolaridade e volume líquido corporal, eliminando o excesso de água do organismo. A bexiga é um órgão que é diretamente relacionado aos rins, tendo como papel armazenar a urina produzida por eles, e quando se encontrar completamente cheia, expelir o líquido.
A pele é o maior órgão do corpo humano, ela se encontra presente em diversas partes, revestindo todo o corpo, sendo que suas principais funções são proteção, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e contém terminações nervosas sensitivas, que levam mensagens ao cérebro traduzindo sensações com frio e calor.
O nosso corpo é uma estrutura extremamente complexa, tudo tem a sua importância e uma função específica. Seu funcionamento depende desde as células microscópicas até os órgãos vitais, como o cérebro e o coração.
O nosso corpo é dividido em vários sistemas, dentre eles: respiratório, cardíaco, nervoso, circulatório, esquelético e digestivo, onde cada um é formado por um conjunto de órgãos. Juntos, eles realizam diversas funções e mantém o organismo em funcionamento. Estômago, pulmões, fígado, rins, intestino grosso e delgado, esôfago, faringe, traquéia, dentre outros órgãos, trabalham em perfeita harmonia
O sistema nervoso é formado principalmente pelos neurônios e nervos responsáveis por monitorar e coordenar a atividade de todos os músculos e órgãos. Além disso, ele constrói estímulos e sensações que determinam as ações de um ser humano ou de qualquer outro animal.
Os neurônios e os nervos desempenham papéis essenciais na coordenação motora, essas partes são feitas por tecidos nervosos que com seus estímulos são dependentes de seu meio.
Já o sistema digestório é composto pela boca, fígado, pâncreas, estômago, esôfago, intestino, entre outros órgãos. Sua principal finalidade é obter, dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo, além de energia para locomoção, reprodução e crescimento.
Cada um dos componentes do sistema digestório são responsáveis por funções especiais, um deles é a boca que por sua vez através da língua é responsável pelo paladar. Outro fator é o fígado responsável por identificar doenças ou avisar o resto do corpo que algo não está bem.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas com o meio ambiente, possibilitando a respiração celular. De uma forma geral, ele é constituído por cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquio primário e pulmões.
Precisamos estar atentos as informações a respeito do sistema respiratório ele é responsável por uma das principais funções do corpo humano, sendo que o mesmo é responsável por um dos cinco sentidos: o olfato.
Outro sistema extremamente importante para o nosso organismo é o cardiovascular. Ele é quem faz a condução e distribuição de diferentes substâncias para os demais órgãos. Seu funcionamento está ligado ao coração e vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). No entanto, há também o Sistema de Circulação de Chakra. Estes são linhas incluídas em uma única armação de chakra, assim é facilmente conduzido o chakra em todo nosso organismo. Esses condutores de chakra contem a mesma meta de vasos sanguíneos, transmitindo a matéria a todo momento. Em meio à esses caminhos, encontra-se 361 tenketsu, interferências consideráveis necessárias no controle e movimento dessa matéria, mais no interior encontra-se Oito Portões, controladores do organismo e níveis de tensão.
Este sistema esta totalmente incluído no organismo, semelhante à vasos sanguíneos, os tais tocam e são sensíveis a várias células vivas e únicas, sendo também visto caminhos entrelaçados a todos os órgãos. Como mostrado em um certo momento, se um shinobi conseguir interferir os caminhos de chakra do inimigo, atingido seus tenketsu, torna-se um amplo transtorno a utilização de técnicas no combate, sendo incrivelmente monstruoso o incapacitar do adversário de liberar uma medida de chakra de seu organismo.