Ao norte, o clima pode variar desde muito quente (ao longo do dia) até muito frio (durante a noite), assim como em um deserto, apesar de a umidade ser alta. Há grandes florestas, complexos subterrâneos de mineração e uma faixa litorânea amplamente aproveitada, o que fornece a Fujisawa recursos naturais de sobra. Seus habitantes são especializados na coleta e na transformação de todo tipo de recurso que se encontra na natureza, moldando sua sociedade ao redor da criatividade e do improviso quanto a tais especializações.
Já a metade sul da ilha é extremamente fria, coberta de neve mesmo no verão. Sua paisagem conta com montanhas gigantescas, e sua vila principal se encontra à base do mais alto dos picos nevados do continente. Seus habitantes são especializados em tecnologia avançada: criam armementos, itens e utensílios jamais vistos no continente principal, como armas de fogo e experimentos robóticos. Eles coletam os recursos naturais a que têm acesso e os utilizam em prol do avanço tecnológico de Nakashima, estabelecendo uma sociedade avançada, com costumes muito diferentes de todos os já conhecidos pelo mundo ninja. Eles raramente utilizam Ninjutsu, Genjutsu ou mesmo Taijutsu, e se agarram fortemente às suas próprias criações modernizadas.
Ōkamifoji (Forja do Lobo) é um grande vilarejo oculto entre as montanhas gélidas, o que o torna um local de difícil acesso devido ao frio intenso. Tanto o vilarejo quanto as montanhas são rodeados por lobos domesticados pelos Hattori. Oculto abaixo das grossíssimas camadas de gelo há um grande vulcão, onde foi estabelecida a forja dos Hattori. Dizem que as armas mais incríveis do mundo ninja foram forjadas lá.
Eichenwalde (Floresta de Carvalhos) é um grande reino que tem um único objetivo: treinar garotos que foram convocados pela luz. O reino é formado por aristocratas que, desde pequenos, treinam os jovens das famílias Hikari para serem puros, leais à causa e devotos à luz.
Silvermoon (Luaprata) é um reino gigantesco oculto entre as florestas mais belas do mundo ninja. É um local puro, em que o chakra fica ao mesmo tempo espalhado e contido harmoniosamente em todos os cantos. Atentando-se bem, é possível a qualquer um – ninja ou civil – ouvir o som que a própria floresta faz ecoar para as orelhas pontudas do povo de Luaprata. Há um castelo majestoso no centro do reino.